O Olhar da Síbila

A metamorfose do corpo, interpretada por artistas dos séculos XX e XXI em oitenta e uma obras, mostra-se em O Olhar da Sibila – Corporalidade e Transfiguração.
A exposição constitui uma iniciativa pioneira ao reunir obras de arte pertencentes a seis colecções institucionais, que revelam o trabalho de dinamização cultural e artística de outras tantas fundações: Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest, Fundação EDP, Fundação Millennium bcp, Fundação Oriente e Fundação PLMJ.

 

Sob a metáfora desse olhar, as obras selecionadas, de artistas nacionais e estrangeiros, conjugam diversas aproximações à transfiguração do corpo, e do que esse corpo significa enquanto entidade que se transforma, mas que é também transformadora da forma como o sentimos e percecionamos. Esta exposição apresenta-se como uma aproximação a um campo de possibilidades vastíssimo da transfiguração corpórea e metafísica, em que a presença autorreferencial se cruza, por vezes, na alteridade. Seja individualmente ou em comunidade, essa corporalidade é também nomeação, através da palavra escrita, como imagem e narrativa, ou como título de algumas das obras, desvelando uma visão poética, mas também crítica, à qual não escapa a História da Arte e as estórias, quase íntimas, na relação entre artistas ou entre estes e o contexto em que estas obras foram criadas.
João Silvério | Curador

No Museu do Oriente até 18 de Junho.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s